"E tu as inculcar√°s a teus filhos e delas falar√°s sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te." Deuteron√īmio 6:7
Esse p√°gina √© parte do Minist√©rio Inculcar, da Igreja B√≠blica Batista do Planalto, que visa a fornecer ferramentas aos pais que desejam educar seus filhos tendo a B√≠blia como manual √ļnico e suficiente. Atrav√©s desse projeto sua fam√≠lia ter√° materiais e instru√ß√Ķes para realizar o Culto Familiar. Participe!

 

Descrição: http://2.bp.blogspot.com/-c3AWgLWiRoY/UWxBTxq-IKI/AAAAAAAABzA/aumDXzMzFqY/s320/gn1.1.jpg

Descrição: http://2.bp.blogspot.com/-p1w3pH4bNOs/UWxCW17wGpI/AAAAAAAABzI/byM9Hh8pUvc/s320/is59.2.jpg

Descrição: http://4.bp.blogspot.com/-mrejqHh_LXc/UWxCdhIF5-I/AAAAAAAABzQ/Ft79TXjDZd8/s320/rm3.23.jpg

Descrição: http://4.bp.blogspot.com/-LZcFNQjklaQ/UWxCmRnTjuI/AAAAAAAABzY/ksPIfc8ap3c/s320/hb2.4.jpg

Descrição: http://1.bp.blogspot.com/-MBgDyhcaEJo/UWxCrGquenI/AAAAAAAABzg/HSALwIor-9w/s320/sl25.8.jpg


Descrição: http://1.bp.blogspot.com/-SHzLFpFAMGw/UWxDE4l5cOI/AAAAAAAABzo/ye8IESohlfE/s320/gn2.18.jpg
Aqui est√£o alguns visuais que podem ser utilizados para a Memoriza√ß√£o de Vers√≠culos no Culto Familiar. 
Considere usar um versículo por duas semanas, para que fique bem memorizado. A sugestão para o primeiro ano de Inculcar é o estudo cronológico da Bíblia. Assim, a ordem ideal é Gênesis 1:1, Gênesis 2:18, Isaías 59:2, Salmo 25:8, Romanos 3:23 e Habacuque 2:4, para as primeiras 12 semanas, ou seja, os três primeiros meses.

Abaixo, segue o script para ensino dos vers√≠culos. Aproveite para fazer do Culto Dom√©stico um momento agrad√°vel para todos, especialmente as crian√ßas.



GÊNESIS 1:1

APRESENTAÇÃO
Todas as semanas n√≥s vamos memorizar um pouco da B√≠blia, a Palavra de Deus. Hoje vamos memorizar o comecinho da B√≠blia. O vers√≠culo que vamos aprender est√° no livro de G√™nesis, o primeiro livro da B√≠blia, no cap√≠tulo 1, vers√≠culo 1, a primeira parte. (Se poss√≠vel, leia o vers√≠culo direto de sua B√≠blia, depois leia o vers√≠culo novamente, direto do cartaz).
EXPLICAÇÃO
No princípio quer dizer no começo. Criou Deus, fez Deus, os céus e a terra.
APLICAÇÃO
Esse Deus t√£o poderoso que criou os c√©us e a terra criou voc√™, criou cada um de n√≥s. Ele escolheu nossa fam√≠lia, quem seria o pai, a m√£e e os filhos. √Č maravilhoso poder conhecer mais sobre nosso Deus, o criador de todas as coisas.
REPETIÇÃO
Agora vamos falar juntos. Todos que estiverem com a cor branca v√£o dizer o vers√≠culo. Agora os que t√™m a cor vermelha. Agora as crian√ßas. Somente os adultos. Com o vers√≠culo de cabe√ßa para baixo. Agora sem olhar. (Fa√ßa outras varia√ß√Ķes de cores, ou tipos de roupas ‚Äď quem est√° de saia, quem est√° de short...)

 

 

GÊNESIS 2:18

APRESENTAÇÃO
O vers√≠culo que vamos memorizar hoje est√° no livro de G√™nesis, o primeiro livro da B√≠blia. Para encontrarmos esse vers√≠culo no livro de G√™nesis vamos procurar o cap√≠tulo 2 e o vers√≠culo 18. (Se poss√≠vel, leia o vers√≠culo direto de sua B√≠blia, depois leia o vers√≠culo novamente, direto do cartaz).
EXPLICAÇÃO
Vamos procurar aqui algumas palavras que talvez voc√™ n√£o entenda muito bem. Ajudadora significa quem ajuda, quem vai auxiliar. Id√īnea significa preparada, competente, digna. Deus est√° dizendo nesse vers√≠culo que n√£o √© bom para o homem viver sozinho. Por isso Deus decidiu fazer para Ad√£o uma companhia que iria ajud√°-lo, algu√©m que era como ele e que era preparada para a tarefa de ajudar o homem.
APLICAÇÃO
Deus criou a mulher para ser a companheira do homem. O casal, homem e mulher, foi criado por Deus e só assim o homem vai se sentir bem, com a companheira que Deus criou para ele, uma mulher. Não importa o que o mundo aceite como certo, nós sabemos, na Palavra de Deus, que Deus criou a mulher para ser a companheira, a esposa, a ajudadora do homem.
REPETIÇÃO
 (Fa√ßa dois desenhos, um de um homem e outro de uma mulher. Pode recortar figuras de revistas ou usar bonecos se preferir. Divida os participantes em dois grupos. Cada grupo recebe um desenho. O grupo que ficou com o homem come√ßa dizendo a refer√™ncia e a primeira parte do vers√≠culo ‚Äď G√™nesis 2:18. N√£o √© bom que o homem esteja s√≥ ‚Äď o grupo da figura ou do desenho da mulher fala a segunda parte do vers√≠culo e a refer√™ncia no final ‚Äď farei para ele uma ajudadora que lhe seja id√īnea. G√™nesis 2:18. Depois inverta os desenhos. Repita algumas vezes.) Agora vamos falar todos juntos.

 

ISA√ćAS 59:2A

APRESENTAÇÃO
Nosso vers√≠culo de hoje est√° no Livro Isa√≠as, no Cap√≠tulo 59, no vers√≠culo 2, a primeira parte. (Se poss√≠vel, leia o vers√≠culo direto de sua B√≠blia, depois leia o vers√≠culo novamente, direto do cartaz).
EXPLICAÇÃO
Iniquidade significa pecado, erro. Separa√ß√£o √© uma dist√Ęncia. Esse vers√≠culo nos ensina que os nossos pecados, as coisas erradas que n√≥s pensamos, falamos e fazemos nos separam de Deus.  (Use a figura para explicar essa separa√ß√£o)
APLICAÇÃO
O pecado nos afasta Deus. Deus √© Santo, Ele nunca pecou e Ele odeia o pecado. Ent√£o quando temos pecado em nosso cora√ß√£o ficamos longe do nosso Criador. √Č como se existisse um abismo entre n√≥s e nosso Deus.  (Use a figura novamente)
REPETIÇÃO
Os meninos ficam de p√© e falam a refer√™ncia, eles sentam, as meninas levantam e falam o vers√≠culo todo, elas sentam, os meninos levantam mais uma vez e dizem a refer√™ncia de novo. Troca: As meninas ficam em p√© e falam a refer√™ncia, os meninos falam o vers√≠culo todo, as meninas a refer√™ncia no final. Agora vamos falar juntos. (Fa√ßa outras varia√ß√Ķes: falar de costas, de joelhos etc.)

 

 

SALMO 25:8

APRESENTAÇÃO
Nosso vers√≠culo de hoje est√° no Livro de Salmos, no Cap√≠tulo 25, no vers√≠culo 8. (Se poss√≠vel, leia o vers√≠culo direto de sua B√≠blia, depois leia o vers√≠culo novamente, direto do cartaz).
EXPLICAÇÃO
Reto significa ser justo, correto. Apontar √© mostrar, apresentar. Esse vers√≠culo nos ensina que o nosso Deus, por ser bom e reto, mostra pela sua Palavra o caminho correto aos pecadores.  (Use a figura para exemplificar o caminho estreito, dif√≠cil)
APLICAÇÃO
Precisamos todos os dias buscar aprender na palavra de Deus, o caminho correto que Deus preparou para nós. A Bíblia é como uma luz na escuridão, iluminando o nosso caminho.
REPETIÇÃO
Vamos tirar a palavra “reto” do nosso vers√≠culo. (Dizer o vers√≠culo dando uma pausa no momento que falaria a palavra “Reto”). Agora vamos tirar a palavra caminho. Agora vamos tirar a palavra Senhor. Ser√° que a gente consegue tirar duas palavras? Fazer varia√ß√Ķes retirando duas, tr√™s ou mais palavras. Agora vamos falar o vers√≠culo completo.

 

 

ROMANOS 3:23

APRESENTAÇÃO
A B√≠blia √© dividida em duas grandes partes: o Antigo e o Novo Testamentos. O vers√≠culo de hoje est√° no Novo Testamento, no livro de Romanos, Cap√≠tulo 3, vers√≠culo 23. (Se poss√≠vel, leia o vers√≠culo direto de sua B√≠blia, depois leia o vers√≠culo novamente, direto do cartaz).
EXPLICAÇÃO
Aqui est√° dizendo que todos pecaram, isso inclui todos n√≥s: eu, voc√™, ... (fale o nome de todos os presentes). Carecem significa precisam. Todos n√≥s precisamos de Deus, estamos longe da gl√≥ria de Deus.
APLICAÇÃO
Cada um de n√≥s √© pecador, n√≥s j√° nascemos com vontade de fazer o que √© errado. Ningu√©m precisa ensinar a crian√ßa a desobedecer, desde bem pequeninos, todos n√≥s j√° queremos fazer o que √© errado. (D√™ exemplos do dia a dia da sua fam√≠lia, exemplos de pecados com os quais as crian√ßas mais lutam, evite repreender nesse momento, mas certifique-se que a crian√ßa se identificou com o pecado, ela precisa entender que ela √© pecadora e est√° longe de Deus.)
REPETIÇÃO
Agora vamos falar juntos. Vamos brincar de montanhas de Eco? (Divida os participantes entre as montanhas Alta, M√©dia e Baixa. Cada um l√™ o vers√≠culo no tom de voz da sua montanha. Os que forem montanha alta leem bem alto o vers√≠culo, os que forem montanha m√©dia, leem em tom normal, os que forem montanha baixa leem sussurrando. Depois divida o vers√≠culo em tr√™s partes ‚Äď Parte 1: Romanos 3:23, Parte 2: Pois todos pecaram, Parte 3: E carecem da gl√≥ria de Deus ‚Äď cada parte √© de uma montanha. Os tr√™s grupos leem em sequ√™ncia, cada um no seu tom.)

 

HABACUQUE 2:4B

APRESENTAÇÃO
Nosso vers√≠culo de hoje est√° no Livro Habacuque, no Cap√≠tulo 2, vers√≠culo 4, na segunda parte. (Se poss√≠vel, leia o vers√≠culo direto de sua B√≠blia, depois leia o vers√≠culo novamente, direto do cartaz).
EXPLICAÇÃO
Justo é todo aquele que é Filho de Deus, que tem Jesus como seu Salvador e Senhor. Fé significa acreditar, confiando de todo o coração, mesmo não vendo.
APLICAÇÃO
Nós, que cremos em Jesus Cristo como Senhor e Salvador das nossas vidas, devemos viver pela Fé, obedecendo a Palavra de Deus, confiando na vontade perfeita dEle para nós mesmo quando não entendemos o que está acontecendo. Deus fica feliz quando fazemos o que Ele nos manda fazer.
REPETIÇÃO
Como o vers√≠culo √© bem curto, simples de memorizar, crie uma m√ļsica inserindo uma melodia conhecida, bem simples. Repita algumas vezes.’

 

   
       
     
     
  Onde Estamos | Contato
   
     
     
  Rua Dr. José Martins Rodrigues, 155 Edson Queiroz Fortaleza-CE
Fone: 85 3241.4250
© 2014 - Todos os direitos Reservados - Ministťrio de ComunicaÁűes