”Pela fé, Noé, divinamente instruído a respeito de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, construiu uma arca para a salvação de sua família. Assim, ele condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.“
Hebreus 11:7
Em Hebreus, a fé é colocada como aquela convicção, dada pelo Espírito, que nos instiga a obediência. É assim que os heróis da fé são apresentados no capítulo 11: a convicção e confiança que esses servos de Deus tiveram no seu Senhor determinou a maneira como eles viveram suas vidas aqui na terra.
Ao olhar para o futuro e para as promessas do Senhor eles creram e agiram de acordo com aquilo que criam ser a verdade, definida pela Palavra de Deus. É essa fé que precisamos ter para nos mantermos fiéis também! A fé que nos conduz a obediência, a fé que não negocia princípios bíblicos por amizade, um pouco mais de dinheiro, carreira, diversão ou prazer. A fé que nos encoraja a nadar contra a correnteza, defender o que a bíblia diz como: VERDADE, porque de fato é a verdade!
Sem fé não dá para enfrentar esse mundo e as coisas desse mundo, sem essa fé que encontramos no capítulo 11 de Hebreus, nós vamos retroceder, como os crentes daquela época estavam tentados a fazer. É por isso que o nosso autor vai usar o exemplo desses homens de fé, para encorajar a igreja dos hebreus a buscarem a mesma fé e permanecerem firmes em Jesus, contra tudo e contra todos.
Ao contrário do mundo, que vive só pelo que pode ver, Noé vivia pelo que não via. Ele é colocado como prova, a confirmação que a fé que o autor fala no v.1: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem”, é possível, porque ele foi instruído e creu em acontecimentos que ainda não se viam e conduziu sua vida baseado nessas coisas.
É por isso que o autor da carta aos hebreus vai usar o exemplo de Noé para exortar seus irmãos a abandonarem a covardia e entregarem suas vidas para fazer a vontade de Deus sem se preocupar com o que o mundo pensa. Não dá para ter fé como a de Noé e desses homens e mulheres descritos aqui e continuarmos vivendo a vida a revelia da vontade de Deus, porque o homem de Deus faz a vontade de Deus.
”Então Deus disse a Noé: — Resolvi acabar com todos os seres humanos, porque a terra está cheia de violência por causa deles. Eis que os destruirei juntamente com a terra.“
Gênesis 6:13
Segundo o relato de Gênesis, Deus revelou a Noé sobre o juízo que ele traria a terra por meio de um grande Dilúvio que acabaria com toda a maldade dos seres humanos. Noé poderia ter reagido como muitos fazem hoje quando se fala do juízo de Deus, sobre a maldade dos homens: Não ter dado importância, fingir que é só brincadeira, torcer as Palavras de Deus e dizer que, porque Ele bom Ele nunca faria uma coisa dessas, ou simplesmente fingir que Deus nunca disse nada e continuar vivendo a vida.
Mas Noé não agiu assim, ele creu, e creu, porque ele conhecia e temia quem estava falando com ele. E a sua crença é vista não por que ele ficou parado, assustado, sem querer sair do quarto por causa da revelação… a sua fé é vista nas ações que seguem a sua fé.
Deus tem falado com você, Ele tem falado sobre o juízo iminente, ele tem chamado você para a salvação e a obediência a Ele. Na verdade, Jesus usa o dilúvio como exemplo para alertar sobre o dia do Senhor:
”Pois assim como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. Pois assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.“
Mateus 24:37-39
Aquele que não crê hoje, é exatamente igual aqueles que não creram antes do dilúvio e, também, perecerão da mesma maneira que eles pereceram, de repente, sem perceberem, a porta da arca será fechada. E aqueles que estão na igreja, mas levam suas vidas de qualquer jeito, que não tem a Palavra de Deus como direção para sua vida acabarão admirados quando vier o juízo do Senhor, porque viveram enganados como se esse dia jamais fosse chegar.
Deus disse a Noé o que ele deveria fazer para ser salvo, Noé teve fé, e fez tudo como Deus ordenou e ele e sua casa foram salvos do grande dilúvio que veio sobre a terra. Hoje o Senhor também nos diz o que devemos fazer para ser salvos:
”Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o evangelho de Deus. Ele dizia: — O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependam-se e creiam no evangelho.“
Marcos 1:14-15
E nos diz o como devemos fazer para demonstrar isso:
”Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa para a salvação.“
Romanos 10:9-10
Deus não deixou Noé entregue a ele mesmo e as suas ideias de como fazer a arca. Além de dizer para Noé o que fazer, Deus também disse como ele deveria fazer a arca, em detalhes, para salvação de sua família. E pela fé Noé fez, exatamente, como Deus o havia orientado e por causa da sua obediência salvou a sua família e toda a raça humana.
Assim como Ele instruiu Noé, Ele nos instrui, detalhadamente, para que sejamos salvos.
Nós não determinamos como vamos viver a vida cristã, não fazemos só o que queremos, não escolhemos quais mandamentos vamos seguir e quais não… se queremos ser reconhecidos como homens de fé que obedecem, como Noé, precisamos seguir as instruções do Senhor na sua Palavra.
A obediência é precedida pelo temor. Antes de dizer o que Noé fez pela fé, o autor coloca uma nota que diz que: “sendo temente a Deus…”. No original essa expressão é uma única palavra que significa: Obedecer, com implicação de temor e reverencia a fonte de onde vem comando. O que ele quer dizer é que: Porque Noé temia e reverenciava a Deus sua fé se tornou em obediência. O autor ainda está falando de fé que leva a obediência.
O que Noé sabia, por revelação divina, moldou a sua maneira de pensar e de viver. O conhecimento do futuro, revelado por Deus a quem devemos temer, deve moldar o nosso presente. Por que você lê a bíblia, a revelação de Deus para o homem? Por que você vem aqui ouvir a pregação da Palavra de Deus?
Não é para conhecer o que você precisa para a vida e a piedade? Esse conhecimento deve se expressar em obediência. A revelação que Deus deu a Noé moldou os 120 anos seguintes da sua vida, ele viveu todos esses anos para obedecer a Deus na construção da arca e isso vai redundar em bençãos para a sua família e o mundo. Deus encorajou Noé com a promessa de que sua família seria salva do juízo que estava por vir.
Os homens nos tempos de Noé não tinham nenhuma desculpa para não crerem, eles viram a construção da arca, eles ouviram a pregação de Noé, mas permaneceram sem fé. Por isso foram condenados. Agora, se os homens dos tempos de Noé foram condenados por não crer, o que será de nós se não crermos? Nós que temos a revelação completa do Senhor na sua Escritura, temos tudo que é necessário para a vida e a piedade, que vivemos depois do cumprimento das promessas a respeito da vinda do Salvador? Como vamos justificar a nossa falta de fé e consequente desobediência, diante de Deus?
Noé e seus descendentes se tornaram herdeiros da terra. Quem mais estava na terra para reclamá-la? De quem era toda a terra depois do dilúvio? Assim como de Adão, todas as pessoas do mundo são descendentes de Noé. Ainda hoje a descendência de Noé tem a posse da terra.
A fé nos leva a obediência e a obediência nos leva à benção de Deus! Foi assim que aconteceu com Noé e assim também será conosco se vivermos essa vida fielmente fundamentados naquilo que cremos, para a glória de Deus.
Post Tags :
Compartilhe:
Boletim de Notícias